Vale da Lua: o exótico e incrível lugar de beleza natural que lembra uma superfície lunar na Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua

Formado por rochas sedimentares do período Proterozóico, o Vale da Lua é um daqueles lugares quase inacreditáveis.
Trata-se de rochas que foram formadas pelo acúmulo de diversos minerais a pelo menos 2,5 milhões de anos.

Diferente da maioria das atrações na Chapada dos Veadeiros que envolvem belíssimas cachoeiras, aqui o destaque fica para as curiosas crateras, túneis e “banheiras” que se formaram devido a erosão fluvial, ou seja, a ação das águas do rio São Miguel foi desenhando formas espetaculares nas rochas que continham muito carbonato. Esses arenitos carbonáticos foram modificados pela ação do tempo e das águas do rio e depois cristalizaram novamente, dando o aspecto de um falso cimento em muitas das rochas. Em outros pontos existem também 3 "piscinas" onde os visitantes aproveitam pra curtir as águas.

A dimensão do Vale da Lua não é gigantesca, mas vale sem dúvidas a visita. O visual ao redor das trilhas por onde se caminha, é lindo com ou sem sol e a paisagem é bem diferente de tudo e totalmente natural!
A trilha por onde é necessário passar é bem fácil mesmo para quem não está familiarizado. São em torno de 1200 metros (ida e volta) bem sinalizados, e não há necessidade de contratar um guia, a menos que queira. Seguindo as placas já é possível se localizar bem. É importante observar as sinalizações das piscinas e verificar quais estão liberadas para banho - não acesse nenhuma que esteja eventualmente bloqueada. Uma boa opção é ir de tênis, principalmente para caminhar sobre as crateras.

Com toda essa paisagem não é difícil se distrair com as fotos, mas é importante lembrar de curtir o lugar com responsabilidade.
Por serem desniveladas e irregulares, é preciso atenção ao caminhar nas crateras, principalmente por conta da proximidade delas com os poços, não é necessário grandes esforços para fotos, em qualquer ângulo o lugar já é incrível!
Cuidado também com as pedras por serem escorregadias.

Como chegar ao Vale da Lua, como funciona e cuidados a serem tomados

De fácil acesso, o vale está entre Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge.
Saindo de Alto Paraíso de Goiás, é só seguir pela rodovia GO-239 em direção à Vila de São Jorge por 30 km. Ao virar a esquerda, seguirá por uma estrada de terra de mais 4 km onde há placas que indicam o caminho.

Ao chegar no estacionamento do Vale da Lua, os turistas recebem uma pulseira e assinam o livro de visitantes. Há lanchonetes antes da entrada para quem quiser comer.

A trilha começa em seguida até as formações rochosas, com duração de 10 a 15 minutos caminhando tranquilamente. No caminho existem pedras mais altas - os mirantes - onde é possível subir e ter uma visão ainda mais ampla do vale.

Na parte mais alta das formações é possível avistar um Cânion, o qual não se deve chegar muito perto. Existem placas sinalizando perigo no local, o risco de queda é grande e pode ser fatal. Por baixo desse cânion passa o Ribeirão São Miguel.

Na parte mais baixa é onde se encontram as piscinas naturais com alguns trechos rasos e outros mais fundos. Evite pular nessa região e procure descer por locais seguros. Em uma das piscinas há a possibilidade de nadar até um pequeno poço com uma cachoeira bem gostosa, quase como uma hidromassagem natural. É importante ressaltar que nesse espaço o acesso é feito por uma fenda e há correnteza contrária forte, portanto, o ideal é que se saiba nadar bem para ir até ali. Já a outra piscina, além de maior é mais indicada para todos, justamente por não ter obstáculos e ser mais ampla.

Outro fenômeno natural que acontece especialmente nas épocas chuvosas é a Tromba d'água. Esse é um dos maiores riscos tanto do Vale quanto das cachoeiras da região e por isso é preciso atenção, pois o resgate fica bem difícil. Entre novembro e abril que são épocas mais chuvosas, prefira visitar o local na parte da manhã.

DICAS

  • Leve dinheiro. Não são aceitos cartões de crédito
  • Use tênis ou sapatilha aquática
  • Em torno de 2 a 3 horas é um tempo legal pra curtir o lugar
  • Se liga: é proibido fumar!
  • Não coma nem beba nada no local, inclusive álcool é proibido!
  • Lembre-se de levar com você qualquer lixo e resíduo! Seja consciente.
  • Se você já viu alguém fazendo foto sem roupa por lá...nem tente. É proibido nudismo e bom senso sempre vai bem.

O Vale da Lua é um sítio geológico preservado, sem depredações, pichações e outras avarias causadas pelos humanos, por isso, assim como todo ponto turístico onde existe natureza, deve continuar sendo preservado e o turismo nesses locais deve ser feito de forma muito responsável e consciente. Respeite as normas e orientações dos funcionários e aproveite!

Vídeos

1 / 7

Vale da Lua

Quanto Custa?

R$30 / Pessoa

Os preços indicados são apenas uma referência e estão sujeitos a mudança a qualquer momento.

Onde Fica?

Rodovia GO-239, km 29 s/nº Zona Rural - Alto Paraíso de Goiás - Goiás - Brasil