Salar do Uyuni: O exótico deserto de sal cercado de vulcões, montanhas e até flamingos na Bolívia

Salar do Uyuni

Com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível médio do mar, o Salar de Uyuni é conhecido como o maior e mais alto deserto de sal do mundo!

Localizado no sudoeste da Bolívia próximo da borda da Cordilheira dos Andes, o visual impressiona.

Curiosidade: O Salar é também o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço. Ele serviu de guia para os astronautas da Apollo 11, que chegaram à lua em 1969. Quando os astronautas viram a planície branca pela primeira vez, chegaram a pensar que fosse uma geleira.
A crosta de sal serve como uma fonte de sal de cobre e como uma piscina de salmoura rica em lítio.

O Salar serve como a principal via de transporte em todo o planalto boliviano e é um importante terreno fértil para várias espécies de flamingos cor de rosa, é possível visitá-los indo caminhando até a Laguna Colorada (na lagoa é possível observar até 10 mil exemplares desses animais), passando por caminhos onde existem inclusive vulcões, montanhas e desertos, a origem do sal provavelmente está relacionada com a grande quantidade desses vulcões localizados na região árida.

Anualmente são extraídas 25 mil toneladas de sal do Salar, o deserto de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros.

Importante ponto turístico da Bolívia, o Salar do Uyuni tem algumas épocas com restrições em alguns pontos, porém de abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exuberante.

Como chego lá?

Existem algumas formas para chegar ao Salar, porém várias podem levar mais tempo do que gostaríamos. Uma boa opção é primeiro fazer um trajeto de ônibus entre La Paz e Oruro (em torno de 4h de viagem) e então pegar um novo ônibus de Oruro para Uyuni. A viagem de ônibus deve durar em média 12h no total. Em Oruro há a opção de tomar um trem para Uyuni ao invés de pegar ônibus.

Quando ir?

Dezembro, Janeiro e Fevereiro: Alta temporada, início de chuvas e inundações no Salar. Dias chegam a 20 graus e à noite 5 graus.
Março: Menos chuvas, agora os famosos espelhos d’água se formam em toda extensão. Algumas atrações como a ilha de cactos podem estar fechadas devido a água que dificulta o acesso. Durante os dia, a temperatura fica mais amena e as noites já são mais frias chegando a -5°.
Abril: Excelente para visitar. Ainda é possível ver os espelhos d’água e tem acesso a mais ilhas. A temperatura fica muito próxima do mês de março.
Maio: Espelhos d’água já se foram e a temperatura começa a cair.
Junho e Julho: os meses mais frios e pode ver a neve na parte mais alta. As temperaturas durante o dia giram em torno de 4º e durante a noite em altitudes acima de 4.000m pode chegar até -20°.
Agosto: ainda um mês frio, a quantidade de neve começa a diminuir e no final do mês as temperaturas começam a ficar mais altas.
Setembro, Outubro e Novembro: durante o dia as temperaturas chegam a 26° e durante a noite gira em torno dos 14 e 16°. São meses bem quentes e secos e muitas lagunas estão mais secas e até desaparecem.

Os valores para visitar o Salar variam de acordo com o ponto de partida de cada visitante e qual o meio de transporte escolhido.

Vídeos

1 / 7

Salar do Uyuni

Onde Fica?

Potosí Department - Bolívia