Não é photoshop: conheça a incrível praia preta onde areia, cavernas e pedras são um fenômeno natural e existem de verdade

Reynisfjara Beach

Uma das atrações mais famosas da Islândia: Reynisfjara é uma praia de areia preta mundialmente famosa, localizada na costa sul da Islândia. Além da areia, há também cavernas e muitas pedras e grandes formações rochosas que na verdade são pilhas de basalto que se parecem como carvão gigante - espalhadas por toda extensão do lugar.

O cenário é deslumbrante e Reynisfjara é considerada o exemplo mais bonito das praias de areia preta da Islândia. É uma praia não tropical, ou seja, você não vai abrir o guarda-sol e ficar lá aproveitando, mas é um local incrível para incluir na lista e visitar durante uma viagem pelo país. Algumas pessoas chamam a praia de "diamond beach" por conta da quantidade de pedras de gelo esculpidas naturalmente que são encontradas no inverno na areia.

A praia fica localizada a cerca de 180 quilômetros da capital da Islândia, Reykjavík, e é uma parada popular entre turistas, que podem visitá-la em grupos de excursão ou por conta própria. Dirigindo são cerca de duas horas e meia da capital.

Mas e a cor preta? É resultado da atividade vulcânica🌋. da região. As icônicas praias de areia preta da Islândia são basicamente feitas por causa da lava.

Folclores regionais sobre a praia: De acordo com o folclore islandês local, as grandes colunas de basalto já foram trolls tentando puxar navios do oceano para a costa. No entanto, esses trolls que sempre saíam tarde da noite, porém, em um momento com o amanhecer no horizonte, transformou os trolls em pedras sólidas. Outra lenda fala de um marido cuja esposa foi sequestrada e morta por dois trolls. O homem seguiu os trolls até Reynisfjara, onde os congelou, garantindo que nunca mais matassem.

Os basaltos também são lar de milhares de aves marinhas em nidificação. Espécies diversas podem ser encontradas e observadas ali.

Na região também há cachoeiras e geleiras e ao longo da costa sul, entre a praia e a capital, é possível chegar ao Parque Nacional Vatnajökull, com suas muitas línguas de geleira, lagoas geladas, desertos de areia preta e a incrível Reserva Natural Skaftafell.

Alerta aos turistas: Os visitantes devem estar cientes dos perigos presentes nessa praia. Em primeiro lugar, as ondas por vezes são altas e estrondosas, chegando a ser violentas. Elas são chamadas de ondas de tênis e podem aparecer quando menos se espera, mesmo em dias mais parados. Os visitantes são aconselhados a nunca virar as costas para as ondas e manter uma distância de segurança de pelo menos 30 metros. Além dessas mudanças repentinas e dramáticas na maré, as correntes marítimas ao largo da costa são famosas por sua força e capacidade de arrastar pessoas para o oceano aberto e gelado. Vários acidentes fatais já ocorreram em Reynisfjara, portanto é bom ficar ligado!

Crianças são bem-vindas!

Vídeos

1 / 7

Reynisfjara Beach

Quanto Custa?

Gratuito