Louco e divertido: O primeiro toboágua giratório do mundo é a coisa mais diferente que você vai ver hoje
SlideWheel Chimelong Waterpark
A cada 30 segundos, as bóias são lançadas dentro no SlideWheel - tobogã que gira constantemente com sensação de gravidade zero.
As bóias são impulsionadas em parte pela gravidade e em parte pelo impulso da calha em rotação. É uma atração inédita, sendo o primeiro toboágua giratório do mundo - localizado no parque aquático com maior número de visitantes - sim, também no mundo - o Chimelong Waterpark.
O Slidewheel conta com 3 equipes trabalhando simultaneamente na atração em três sessões de controle e supervisão do brinquedo: as sessões verde, laranja e roxo. A entrada e saída ficam no mesmo nível logo ao lado da espiral. Os 3 tubos são responsáveis por transportar as bóias em seu interior que é totalmente fechado - a única parte aberta é durante o percurso de saída que leva até a piscina.
- 16 bóias ao mesmo tempo para que a operação seja contínua
- Chimelong Waterpark é o parque aquático mais visitado do mundo
- São 90 segundos no brinquedo, entre descidas, movimentações, chacoalhões, giros, suspendendo a bóia para trás e para frente em gravidade zero
- 20 segundos de duração no espaço de tobogã aberto chamado de big river até cair na piscina, totalizando 110 segundos de muita adrenalina
- Sistema de iluminação: 11 pontos de iluminação de led especiais com efeitos na parte de dentro e 80 pontos de iluminação na parte externa com 620 pontos de luz
- Até 4 pessoas por bote
- Multi oscilações
- Gravidade Zero
- Para todas as idades
A construção é complexa e colossal: são 22,5 m de altura, foi projetada por Wiegand Mazeler e fabricada pela White Water - grande empresa conhecida por atrações das mais diferentes e criativas em parques aquáticos e temáticos.
Quando visto de lado, o tubo de fibra de vidro tem a forma de uma estrela. Antes de ir oficialmente para a construção no parque, foi testado um protótipo em grande escala na Alemanha em 2017.
Como funciona
De acordo com um porta-voz da Wiegand Maezler, “experimentar o SlideWheel é totalmente louco e maravilhosamente estranho”. Chegando à plataforma de largada, os operadores convidam os hóspedes a se sentarem em uma bóia circular para quatro pessoas. Um grupo é despachado a cada 30 segundos, a uma velocidade de 2 rpm. Ainda perto do eixo de rotação, os primeiros segundos dão aos "pilotos" tempo para experimentar o interior do SlideWheel até que uma esteira de velocidade os empurre para o ponto mais baixo onde eles balançam para frente e para trás, experimentando uma sensação de gravidade zero. A estrutura continua girando, eventualmente enviando passageiros para a próxima esteira. Durante cinco seções de velocidade e swing, os visitantes desfrutam de uma mistura de emoções e certa perda de orientação - no sentido de não saberem exatamente em qual parte do brinquedo estão. Depois de um minuto e meio dentro do SlideWheel, a bóia seus "passageiros" são despachados para uma seção de tubo ao ar livre, na qual deslizam por mais 30 segundos antes de cair na piscina de pouso ao nível do solo.
Já nos Estados Unidos, parque Mt. Olympus Water & Theme Park, já anunciou a grande novidade que será construída em seu parque aquático ainda em 2021 - uma versão idêntica do Slidewheel localizado no parque da China.
Crianças são bem-vindas!
Vídeos
1 / 3SlideWheel Chimelong Waterpark
Quanto Custa?
R$150 / Pessoa
Valor médio do ticket de entrada no parque
Onde Fica?
Changlong Tourist Resort, Panyu District, Guangzhou - Guangdong - China