A incrível e imensa biblioteca em estilo futurista que se tornou atração turística por sua arquitetura na China
Tianjin Binhai Library
A Biblioteca Binhai é uma biblioteca em estilo futurista, meio espacial. O "Eye of the Sea" e a "Book Mountain" são as imagens icônicas dos espaços de uma das bibliotecas mais fotografadas por turistas do mundo todo.
Com uma área de 33.700 metros quadrados, uma coleção de 1,2 milhão de livros e mais de 1.000 lugares, Binhai herda a história da biblioteca local por mais de 60 anos e constrói um novo sistema composto de centenas de temas e sim, há livros também em inglês.
Para ficar pronta, levou pelo menos três anos desde o primeiro esboço até a abertura. A biblioteca, também chamada de Olho de Binhai, está localizada na cidade de Tianjin, que fica na costa norte da China. Toda revestida em tons de branco, fica dividida em cinco andares. Além disso, no meio da biblioteca também existe uma galeria. Existe também um auditório esférico que de dentro permite ver o exterior em 360 graus.
As estantes se estendem do teto ao chão. O interior ondulado e o teto com pé direito alto, transmitem um visual digno de ficção científica, enquanto um enorme olho espelhado - que abriga o auditório - atrai as pessoas para se reunirem em eventos ou encontros especiais.
Os visitantes formam filas nas portas de entrada esperando por sua vez de conhecer o espaço por dentro. A biblioteca está localizada a 50 quilômetros do centro de Tianjin, em uma área ainda em grande parte em desenvolvimento. Além de espaço público já se tornou uma atração e destino turístico.
O espaço informal contrasta fortemente com outras bibliotecas mais tradicionais. A iluminação natural é um elemento crucial no projeto, presente através de uma abertura acima da esfera e de grandes superfícies transparentes ao redor do edifício. O corredor central iluminado dá um efeito de eclipse dramático devido à forma esférica do auditório.
Ao mesmo tempo, uma biblioteca tradicional está presente nas outras partes do edifício. As salas de leitura variam de acordo com as necessidades e requisitos (incluindo salas audiovisuais, salas de informática, biblioteca para crianças, salas de leitura de revistas, entre outros). Estes ambientes não estão no centro (átrio e esfera), mas mantêm ligação. Nos pisos inferiores, as salas apresentam uma conexão direta com as escadas. Nos andares superiores há uma conexão visual através da claraboia, que oferece pontos de vista interessantes do espaço principal do átrio.
A esfera no centro da "Caverna" como é também conhecido o espaço do auditório, é preenchida com LEDs, que projetam diferentes imagens e animações em todas as direções, além de efeitos sonoros interessantes.
Curiosidade: as prateleiras mais altas e inacessíveis não têm livros - em vez disso, elas contêm placas de alumínio impressas com imagens de livros - ao que tudo indica, ali é um espaço onde por leis da cidade, é obrigatório deixar reservado para proteção contra incêndio e por isso a substituição foi feita de forma a não perder o impacto visual - já outros locais dizem que é apenas para que as prateleiras não ficassem vazias, já que por conta da altura ninguém alcançaria.
Os visitantes ainda podem conhecer as outras atrações do centro cultural onde fica a biblioteca, como o Centro de Tecnologia e Ciência, o Museu de Arte Binhai e o Espaço de Artes Cênicas.
Crianças são bem-vindas!
Vídeos
1 / 2Tianjin Binhai Library
Onde Fica?
No. 347, Xusheng Road, Binhai New District, Tianjin - China