Abismo Anhumas: A experiência surreal de descer, flutuar ou mergulhar em uma belíssima caverna alagada no Mato Grosso do Sul
Abismo Anhumas
A experiência no Abismo Anhumas é algo diferente do início ao fim, por isso, prepare-se para uma imersão total na natureza, muita emoção e algumas das paisagens mais impressionantes do mundo.
O Abismo Anhumas está localizado em uma região privilegiada, repleta de belezas naturais e é um dos principais pólos do turismo de natureza na América Latina.
É uma caverna que conta com um lago de águas cristalinas com dezenas de cones de calcário. Estas formações atingem até 20m de altura. Para observá-los mais de perto, basta cair na água (com temperatura média de 18°C) e flutuar em meio a esse vale de cones – formados há milhares de anos.
A aventura começa logo ao chegar: antes de descer há um sistema de elevação e ascensão por onde a descida acontece e não é necessário esforço nesse momento. Formado por uma base e dois cabos de aço e um motor elétrico, em um tipo de rapel, duas pessoas são levadas para dentro da caverna por vez, esse trajeto leva cerca de 5 minutos. Logo no início da descida já é possível avistar o visual inesquecível do lugar. É utilizada uma roupa de neoprene térmica adequada para a atividade. Pode acontecer um teste individual para saber sobre as condições ideias pra você no momento da subida de volta, se a tradicional ou a alternativa, sendo essa segunda içado sem necessidade de maiores esforços.
Após descer os 72 metros, se chega a um deck flutuante. Lá, monitores capacitados esperam para dar todo o apoio necessário. Ao lado do deck, um bote inflável está disponível para que você possa fazer a tão esperada volta no lago de água cristalina. A atividade dura algumas horas, por isso, a dica é reservar um dia para fazer o passeio sem pressa.
A flutuação com máscara e snorkel é guiada por outro monitor: hora da experiência única de conhecer o Abismo Anhumas pelo lado de dentro da água.
Flutuando nas águas cristalinas
A sensação de estar levitando sobre uma floresta submersa não é exagero. A visibilidade chega a incríveis 60 metros, sendo que a profundidade total é de 80m. A flutuação é uma experiência única e uma oportunidade inesquecível de encarar a natureza por diversos e maravilhosos ângulos.
Há também a opção do passeio de bote que está entre uma das atividades inclusas na expedição dentro do Abismo Anhumas. Nele, acompanhado de um dos monitores, você fica sabendo mais sobre toda a história e a formação da caverna.
O passeio é sempre realizado em grupos pequenos e com horários estabelecidos pelo atrativo. Dentro de um bote e acompanhado de um guia capacitado, você irá conhecer a história da caverna e as formações rochosas – sempre com lanterna, para acompanhar as explicações do monitor enquanto visualiza as maravilhas do Abismo Anhumas ao vivo e a cores.
O mergulho encantador
Mesmo para os mais experientes praticantes de mergulho, a prática na caverna é algo totalmente diferente. Essa atividade é opcional e pode ser incluída no pacote. A experiência garante visualizar o esqueleto de um tamanduá que caiu na caverna há anos e fazer fotos incríveis, além de ter a sensação de levitar em uma floresta de cones submersos!
Para essa atividade é preciso ser um mergulhador certificado (mínimo Open Water). Durante a prática de mergulho autônomo é possível passear entre essas formações e ficar frente a frente com os gigantes de calcário, chegando até 18 metros de profundidade. Quando o turista optar por fazer o passeio no Abismo Anhumas com mergulho, não será possível fazer a flutuação. Todos os equipamentos para o mergulho já estão inclusos.
História
Descoberto sem querer em 1970 após um incêndio na mata local, o Abismo Anhumas foi aberto à visitação em 1999.
O lago cristalino do Abismo tem um volume de água aproximado de 24.000 m³ e de profundidade oscila, chegando até aproximadamente 80m. O nível do lago oscila de acordo com as temporadas de chuva e seca na região. A transparência da água possui uma visibilidade de até 60m, sendo possível avistar a floresta de cones com mais de 20 cones submersos de formação calcária. A natureza em sua forma forte e perfeita.
Ao visitar este incrível cenário você aprende na prática, observando diversos espeleotemas, formações rochosas de calcário, todas com sua beleza especial. As estalactites, que estão entre as mais conhecidas, se formam a partir da deposição (ou precipitação) lenta e contínua de carbonato de cálcio. Ele é arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre evaporação.
Já as estalagmites, por sua vez, “crescem” a partir do chão e vão em direção ao teto. Também são formadas pela precipitação de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja, mas de uma superfície superior.
Anualmente a caverna é avaliada e vistoriada por uma equipe de profissionais especializados, entre eles engenheiros ambientais, garantindo a segurança dos turistas que visitam o local.
Vai na expedição? Não deixe de seguir essas dicas!
- Roupas: use uma calça de tecido maleável (é proibido usar shorts ou calção curto durante a descida ou subida), camiseta, calçado fechado (tênis ou bota), roupa de banho (biquíni, sunga, maiô, short de banho), roupa seca e toalha.
- Alimentação: na mochila, leve água para se hidratar, de preferência em uma garrafa reutilizável. Lembre-se também de preparar um lanche leve, com frutas e nutrientes para dar energia durante o passeio.
- Para quem tiver cabelo cumprido, use sempre preso durante o percurso de descida e subida
Para fazer o passeio diversas agências de turismo especializadas da região realizam.